Apartamento KS


Autoria: Hobjeto Arquitetura
Localização: Jardim Botânico | RJ
Área: 100m²
Ano do projeto: 2019
Construção: Pires Reformas e Ideias
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto
Equipe: Thainê Ethur, Mariana Santos e Daniella Siciliano

O maior atrativo desse imóvel era, sem dúvida, a área externa. Nossa proposta de integrar indoor e outdoor, deu astral de casa ao apartamento térreo no Jardim Botânico, com acesso a uma varanda privativa.

Conseguimos isso usando basicamente 3 truques:
o uso do vidro nas novas porta e cobertura metálicas propostas que, com vãos mais amplos, garantiram a maior luminosidade possível para a sala; a escolha do mesmo piso, com a possibilidade da versão abujardada para o exterior; e por fim, um elenco de elementos de destaque, que trouxeram o clima de fora para dentro.

Tudo nesse projeto segue uma linha de design simples e tem um padrão standard, tirando partido da linguagem minimalista e usando acabamentos como o cimento queimado, o fulget e o preto mate para tudo o que é metálico – esquadrias, ferragens, luminárias e metais dos banheiros.

Com a demolição das antigas paredes da sala de jantar e do lavabo, a sala total ficou ótima, perfeitamente retangular, entretanto, as vigas ficaram aparentes. A fim de garantir um pé-direito mais generoso para a área social, surgiu a ideia de marcar com um bit o alinhamento da estrutura e assumir toda a faixa acima dele em cimento queimado.

No exterior, esse bit também roda todo o perímetro da varanda, coincidindo com a altura do muro que divide os apartamentos. Delimitando, assim, a altura correspondente ao térreo nas paredes altas da fachada do prédio e as revestimos com fulget dessa linha para baixo, sobre as antigas pastilhas de porcelana originais (atualmente fora de linha).

Através desse detalhe, conseguimos realizar a troca de todas as antigas portas e janelas de madeira originais, por novas esquadrias de aluminio – com maior recurso para vedação de água da chuva, instaladas sobre peitoris de pedra com castelo – sem ficarmos engessadas pela impossibilidade de substituir o revestimento original da fachada.

Como resultado estético final, caracterizamos de forma integral o moodboard proposto, estendendo-o também para a varanda.

O ponto de partida do layout do projeto, foi acomodar o balanço de corda náutica – sonho da cliente – posicionado na sala, bem em frente à porta da varanda.

A ideia de diferenciar apenas essa parede com um revestimento contínuo, ao longo do muro de divisa com o apartamento vizinho, acrescentou a textura rústica do tijolinho ao moodboard e criou um fundo de destaque para o balanço.

Outro grande mote do projeto é o banco em concreto moldado in loco, que vem desde a sala e vira ao fundo uma bancada mais alta, apoio perfeito para atividades descontraídas ao ar livre, sobretudo para a jardinagem.

Um único painel em marcenaria reúne as funções de home teather, camufla a porta da circulação íntima e, nas pontas, esconde as portas de vidro da varanda e da cozinha, além de garantir a passagem da tubulação do split.

Tudo isso aqui descrito se amplia, refletido num grande plano de espelho providencialmente inserido no nicho da parede longitudinal da sala – criado com a finalidade de arrematar os dentinhos das vigas e colunas existentes.

Seguindo o partido de integração entre os ambientes, a cozinha também foi integrada à sala quando, estudando o fluxograma, estabelecemos a nova circulação, remanejando os vãos de porta dos ambientes.

Os clientes queriam uma cozinha generosa, com uma ilha central. No entanto, a conformação do espaço restringia essa opção. A forma encontrada para atender essa necessidade foi desviar as antigas e desgastadas tubulações de gás e abrir um vão maior, em frente ao qual posicionamos a mesa de jantar.

Desenhamos um móvel especial, cuja disposição paralela à bancada da cozinha, no mesmo tampo de granito, de certa forma realiza o sonho da ilha e funcionalmente permite que a mesa também seja usada como bancada seca – lugar para o preparo de massas.

Apoiamos o tampo numa das pontas em um pé com formato de tronco de cone, feito de concreto moldado na obra, e na outra, em um aparador aéreo, fixo na parede.

Com soluções em marcenaria – usando painéis estratégicos executados em MDF – otimizamos o layout, multiplicando o espaço da área íntima. O único banheiro foi reorganizado e conseguimos transformá-lo em dois: com acesso do corredor um banheiro social completo, com roupagem de lavabo, e um novo banheiro para o quarto do fundo.

Assim, o quarto maior se tornou a suíte do casal, com direito ainda a um closet, atrás do painel da TV, e painel de cabeceira com detalhe de corta-luz para o blackout e mesinhas de apoio.

Dessa forma, conseguimos viabilizar toda a marcenaria dentro de um budget restrito e o apartamento todo ficou padronizado: portas de passagem, painéis e armários.