Apartamento DR


 

Autoria: Hobjeto Arquitetura
Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro | RJ
Ano do projeto: 2017
Realização: H! Express
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto
Equipe: Mariana Santos , Daniella Siciliano e Thainê Ethur

 

Os clientes – ele viúvo, ela divorciada – queriam um projeto express para decorar a sala e o quarto do casal. Agora morando juntos neste apartamento, traziam acervos pessoais com estéticas distintas e memórias afetivas cheias de particularidades. Esse foi o grande desafio: desenhar um projeto de interiores que conciliasse essas pontas e que transparecesse como resultado no novo espaço, o clima super bem humorado, descontraído e despretensioso do casal. O denominador comum deu toda a bossa do projeto.

Como eles adoram receber e a planta da sala em formato L, era um tanto quanto estreita, apesar da varanda ampla, a ideia foi propor um layout unificado, ganhando profundidade para a relação sofá e TV. Propusemos então uma estante de marcenaria com acabamento em carvalho americano, reservando lugar para receber a cristaleira – herança de família.

Para esse novo layout proposto, elegemos juntos os móveis que seriam mantidos, repaginamos poltronas e sofás – alternando tecidos neutros com estamparia – e escolhemos as novas peças, priorizando sempre o máximo de conforto. O hall foi todo revestido em painel de marcenaria com as portas de entrada e do lavabo em detalhe faceado ao painel, como se fosse um nicho da estante.

No quarto do casal também usamos painel de marcenaria para revestir o volume do closet. Uma prateleira esconde o split e cria espaço para a decoração. A estante em frente à cama funciona como painel de TV, tem nichos decorativos abertos e embaixo na base porta báscula para sapateira. As paredes nas laterais da estante foram revestidas de espelho para ampliar o ambiente e torná-lo mais convidativo à permanência.

O panorama geral de simetria é quebrado com as mesas de cabeceira assimétricas, em desenhos e tons de cinza diferentes, para atender às demandas individuais de cada um – e pelo ventilador em cobre posicionado estrategicamente no canto do quarto.
Os cinzas da laca da cabeceira contrastam com o quente da madeira natural e equilibram o mix dos acabamentos escolhidos. O enxoval, em duas versões, é a cereja do bolo.

A iluminação foi bastante planejada e deixou tudo ainda mais aconchegante. Temos a luz geral e luz indireta, iluminando a marcenaria e o papel de parede, por trás do painel de cabeceira, arandelas pontuais em cobre e luminária para leitura na cama.