Apartamento BA
Autoria: Hobjeto Arquitetura
Localização: Copacabana, Rio de Janeiro | RJ
Ano do projeto: 2017
Realização: H! Express
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto
Equipe: Mariana Santos e Daniella Siciliano
Este é um projeto especialmente pensado para um antigo apartamento clássico de Copacabana, onde moram três mulheres – uma mãe e suas duas filhas adultas.
Encorajamos as clientes a assumir as referências estéticas de época, presentes nos detalhes de gesso dos rodatetos, luminárias e molduras dos arcos e pórticos. Com tudo pintado de branco, esses detalhes seriam realçados pela ótima iluminação, e teríamos uma base perfeita para um novo projeto de decoração, atualizado com o jeito de morar ativo, culto e viajado das moradoras.
Assim, juntas definimos as peças existentes do acervo que permaneceriam no layout novo da sala e, para as novas peças sugeridas, versáteis e funcionais, esbanjamos feminilidade na escolha das cores. Esse colorido pontual fez toda a diferença no moodboard. A figura do carrinho-bar sintetiza este conceito, ora servindo como mesa lateral ora como apoio para o jantar, garantindo um layout fluido e dinâmico, apesar do espaço restrito.
Outro ambiente repaginado foi o antigo quarto de serviço, que já estava sendo usado como escritório. O espaço era muito pequeno e a grande sacada foi inverter a bancada de parede para que a cadeira não atrapalhasse o acesso ao armário da lavanderia. Tudo planejado em marcenaria sob medida, o pé-direito super alto foi aproveitado para prateleiras que acomodassem a vasta coleção de livros, ocupando as quinas antes mal aproveitadas desse ambiente.
Por fim, também desenvolvemos um novo layout para o quarto de uma das filhas, com soluções em marcenaria especialmente detalhada para aproveitar o máximo espaço possível para armários e gavetas. A nova cama foi desenhada, com gavetões para armazenar roupas de cama e banho, e a bancada de estudos foi reorientada de frente para a janela. Com a melhoria da circulação, pudemos liberar as laterais da janela para armários de sapatos e bolsas e criar prateleiras para a coleção de livros de medicina, que precisavam estar ao alcance para fácil consulta na bancada de estudo.