Apartamento SS


 

Autoria: Hobjeto Arquitetura
Localização: Copacabana, Rio de Janeiro | RJ
Área: 21,55m²
Ano do projeto: 2018
Construção: Saporito Engenharia
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto
Equipe: Thainê Ethur, Mariana Santos e Daniella Siciliano

 

O maior desafio desse projeto foi conciliar o programa de necessidades da família às regras de conservação da fachada do edifício – tombado pelo Patrimônio Histórico. O projeto desse exemplar art déco, característico do bairro de Copacabana, é do arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo do Hotel Copacabana Palace.

A maior dificuldade foi driblar a caixilharia da fachada tombada. As duas janelas de madeira com vidros – do tipo camarão, em duas folhas abrindo para o interior do quarto do casal – restringiu o layout dos armários mas, em compensação, o pé-direito, diferenciadamente alto, possibilitou um melhor aproveitamento dos armários nas paredes livres, potencializando a utilização do espaço.

A marcenaria cuidadosamente detalhada, propôs uma caixa alta ripada sobre a cama, com lugar central para o split e reservando os módulos laterais para armários também. As mesas de cabeceira são bem enxutas para garantir o bom fluxo e trazem arandelas sobre elas, liberando o espaço para apoio da cama.

O corredor de entrada do quarto foi paginado junto com a cabeceira, compondo acabamento em laca acetinada fendi, com a parte de cima em grandes superfícies de espelho, que tornaram o ambiente mais agradável refletindo a ótima luz natural e a paisagem do exterior com vista do mar.

Na outra parede do corredor, fizemos um painel de marcenaria, também em laca, mas num tom abaixo mais clarinho, que conteve a porta painel do banheiro e vira em um “L”, continuando nas frentes dos armários.

Junto a uma das janelas – lugar privilegiado de ventilação constante da brisa vinda do mar – estabelecemos uma bancada multiuso que funciona como penteadeira e escrivaninha. Ao lado o painel da TV com módulos de sapateira. Eles abraçam a janela integrando-a à marcenaria do interior.

O banheiro foi todo especialmente detalhado para receber as duchas laterais e o chuveiro de teto, aproveitando o máximo do pé-direito, e propondo a base do mármore carrara para dar leveza e luminosidade ao ambiente.
O box todo revestido com chapas recortadas por bits, paginados à risca, compatibilizando a localização das duchas, dos misturadores, e das linhas da bancada e do armário com frente em espelho. Aproveitando o pé-direito alto, propusemos um nicho verticalizado, com prateleiras coincidindo com o desenho dos bits