Editora Zit
Autoria: Hobjeto Arquitetura
Localização: Barra, Rio de Janeiro | RJ
Área: 62m²
Ano do projeto: 2015
Construção: Saporito Engenharia
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto
As duas salas comerciais próprias, entregues no osso, tiveram a parede do meio demolida para unificar em um único espaço de 62m², um programa de necessidades audacioso: recepção, copa, lavabo, sala de criação privativa, estação de trabalho para 12 pessoas, além de uma sala de reuniões formal para até 10 pessoas.
Assim, como um quebra-cabeça, sempre com foco em potencializar cada mínimo espaço, reservamos um dos lavabos, enquanto o outro foi demolido. Resolvemos toda a separação entre os ambientes, substituindo as paredes de drywall por marcenaria sob medida e divisórias, conferindo melhor aproveitamento aos espaços.
A recepção foi toda forrada em marcenaria ripada, valorizada por uma iluminação morna e acolhedora. Ali temos acesso ao lavabo mantido, ao lado do qual foi criada uma charmosa copa – com bancada esculpida em mármore carrara – dentro de um armário de marcenaria grigio, que mais do que dividir os espaços, recepciona a todos na entrada da editora.
O partido teve como base esta marcenaria em L – com nicho em mármore iluminado por led – configurando um armário único tem como função atender as 3 salas que divide. Na copa abriga cuba esculpida, máquina de café corporativa, filtro de água, frigobar e split. Na sala de criação, as portas abrigam materiais próprios de escritório, além da impressora e do split dessa sala. E no corredor, temos portas em cima e embaixo do nicho para guardar material gráfico.
Num clima mais formal, a sala de reunião é separada do corredor e da estação de trabalho por divisórias de vidro duplo com persiana interna – que oferece privacidade ou integra visualmente, conforme a demanda do momento. A TV embutida no painel de espelho confere amplitude ao espaço e traz um ar tecnológico ao ambiente.
Transversalmente, junto às duas janelas, ficamos com uma única sala ao fundo onde está a estação de trabalho. Um armário superior e outro inferior foram propostos para guardar todo o material de estoque e pastas suspensas. Nas duas paredes laterais, as estantes quadriculadas de laca branca expõem e estocam ao mesmo tempo os volumes dos livros do catálogo, trazendo o colorido da imagem corporativa da editora pro interior do espaço. Aqui a estética da laje nervurada aparente foi assumida para estimular um ambiente despojado, voltado à criatividade.