Veleiro Amadeus


Projeto Naval: Sotto Arcebal + Alejandro Bottino
Design de Interiores: Hobjeto Arquitetura + Jean-Marc Piaton
Coordenação de projetos: Hobjeto Arquitetura
Localização: Rio de Janeiro, RJ | Brasil
Área: 80 pés
Ano do projeto: 2015 | 2016
Construção: 2015 | 2018
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto

 

Apesar do barco ter sido todo construído e montado no Brasil, o projeto foi feito de maneira internacional: alguns dos seus componentes importados, projetista argentino e designer especializado francês, em parceria com a Hobjeto – que coordenou todos os projetos envolvidos.
A vela foi confeccionada no Sul, o restante foi construído em Indaiatuba – SP – na ML BOAT, onde chegaram todos componentes e o veleiro foi montado.

O casco em fibra de carbono tem comprimento de 23,9m e 6m de boca. O mastro em alumínio tem 32m de altura e retranca de 10,4m de comprimento. A quilha é retrátil, deixando um calado mínimo de 2.3m, e quando totalmente arriada, 4.4m.

O projeto de Sotto Arcebal e Alejandro Bottino priorizou uma excelente performance sem perder a característica do conforto interno.

O veleiro é inteiro automatizado, com todos os cabos passando por baixo do convés, criando espaços livres para o banho de sol. Como resultado, o convés em madeira teca ficou super ‘clean’, com o cockpit confortável e a configuração de dois lemes, conferiu ao veleiro uma caracterização de barco ‘racing’.

Nosso projeto de interiores em parceria com Jean-Marc Piaton propõe detalhes com ar ‘fresh’ e uma paleta que prioriza as tonalidades naturais dos materiais, levando o calor da brasilidade onde quer que o veleiro esteja.

Descendo as escadas do cockpit, esse veleiro de 80 pés foi concebido para ser uma casa completa. Toda a marcenaria – executada em carvalho, com um acabamento que fecha a porosidade e verniz transparente acetinado – foi projetada de forma a obter o aproveitamento máximo dos espaços.O piso do interior é todo nivelado, sem degraus. As pranchas do assoalho – também em carvalho, porém com um verniz mais escuro – foram paginadas e encaixadas, para o livre acesso ao maquinário.

Os espaços de estar tem múltiplas funções. O mobiliário em acabamentos especiais foi planejado para máxima flexibilidade. Com alturas reguláveis, a mesa de refeições desce e serve de apoio para uma extensão do módulo de sofá central – que pode ser usado como chaises para ver TV, ou mesmo como uma cama extra de casal – se necessário receber mais pessoas. A TV, por sua vez, fica escondida no console atrás do outro sofá, e sobe automatizada na hora do uso.As cadeiras foram fixadas no piso, para quando o veleiro estivesse adernado.

Todos os banheiros foram especialmente detalhados pensando no movimento do barco, sempre priorizando a segurança e um design de bordas arredondadas, ao invés de quinas vivas. Os tampos das bancadas em Corian branco são mais baixos que o topo das portas em marcenaria, funcionando como bandejas. Nos banheiros das suítes, as papeleiras ficam em nichos – criados para semi embutí-las. No lavabo, criamos nichos totalmente escondidos por portinhas, mimetizadas no painel de fundo atrás do vaso sanitário. O box da suíte da popa abriga uma máquina de lavar roupa – viabilizada através de um esquema de abertura das portas.

A marcenaria das cabines foi detalhada minuciosamente, de modo a aproveitar cada mínimo espaço disponível. Na suíte master a base do colchão da cama se abre como um barro nas duas. Nas duas suítes de hóspedes temos flexibilidade de layout – As camas de casal bipartidas se transformam em duas camas de solteiro, deslizando sobre a mesa de cabeceira.
Os painéis das cabeceiras são forrados em tecido com textura de linho. A cabine kids tem uma cama superior retrátil tipo beliche, liberando espaço durante o dia. Idealizamos um enxoval super especial que acompanha a versatilidade do layout.