Mania de Bicho


Autoria: Hobjeto Arquitetura
Localização: Cavaleiros, Macaé | RJ
Área: 53m²
Ano do projeto: 2016
Construção: Ron Brasil Engenharia
Fotografias: Denilson Machado MCA Estúdio
Produção: Equipe Hobjeto

 

A missão era transformar a loja de um mall de Macaé, entregue no osso, com prazo e verba limitados, em uma petshop conceito. A idéia da veterinária, dona da marca, era um espaço totalmente funcional e ecologicamente correto, sem a presença dos atraentes bichinhos – comuns a quase todos esses espaços.

Então o partido foi trazer a alegria do colorido da logomarca para o visual da loja. A fachada em ACM, usando toda a largura do espaço como vitrine, segue o padrão de uma tradicional mercearia, apesar da linguagem mais minimalista. Temos uma porta para os humanos e outra para os pets, cada uma com seu toldo, tapete e respectivas pegadas, sinalizando as entradas.

Para conseguirmos expor toda a grade de mercadorias no interior da loja, as paredes foram pensadas como cortinas expositoras aproveitando todo o pé-direito duplo. Assim, optamos por deixar aparente, sem acabamento, as paredes erguidas em blocos de concreto rústico. Em contrapartida, investimos em estantes modulares de marcenaria – feitas de pinus de reflorestamento – que formam um grande grid para exposição e estoques simultâneos, que vai do chão ao teto, forrado de container pintado de laranja.

O mezanino, construído em estrutura metálica com grade de piso, é de acesso restrito apenas aos funcionários. Já a parede do fundo da loja é separada por um painel de portas de correr executado em container pintado de azul, atrás do qual fica o porta-pallets, onde são armazenados os sacos grandes de ração

Toda esta estética divertida partiu do princípio da utilização de materiais alternativos e de reuso. Alguns tonéis e barris de óleo foram aproveitados como expositores, coloridos com a cor azul. No centro do espaço, gôndolas especialmente desenhadas em formato de skyline, apresentam casinhas em alturas diferenciadas, destinadas a expor mercadorias específicas para as diferentes categorias de bichos: aves, peixes, hamsters, gatos e cachorros. Ao centro da vitrine, temos uma grande mesa com um patchwork de caixas que funcionam como displays e bandejas – tudo executado em pinus – contrastando com os baldes metálicos coloridos, que dão um charme extra para a exposição do mix de produtos.

hobjeto-arquitetura-maniadebicho-ap-08-gif

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-01-pb

 

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-02-pbsup

 

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-04-corteaa

 

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-05-cortebb

 

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-06-cortecc

 

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-07-cortedd

 

hobjeto-arquitetura-loja-maniadebicho-ap-03-elevfrontal

error: